quarta-feira, 4 de maio de 2011

Nutrição aliada ao exercício físico

Para ter mais qualidade de vida, juntamente com a mudança de hábitos alimentares, é preciso praticar exercícios físicos regularmente. Os exercícios físicos são indispensáveis para uma vida saudável e a alimentação adequada para o tipo de exercício que você pratica é fundamental para se ter bons resultados. A alimentação correta proporciona ao corpo o combustível necessário para um melhor desempenho no exercício e o exercício ajuda ao corpo  a  utilizar melhor  os nutrientes adquiridos.

Muitos, ao iniciarem a prática de atividade física ficam cheios de dúvidas sobre quanto devem ingerir de carboidratos, proteínas e lipídeos, mas não esqueça de que a alimentação de um praticante de atividade física e a alimentação de um atleta não deve ser igual, já que possuem objetivos diferentes. Antes dos  exercícios sempre prefira consumir uma hora antes, alimentos ricos em carboidratos como: pão integral, frutas, sucos de frutas, barra de cereais, etc... Assim você terá energia suficiente para realizar a atividade física, porque o carboidrato é a fonte de energia mais rápida, mas esse estoque de energia em nosso corpo é limitado, daí a importância de fazer sua reposição logo após o exercício. Portanto, as pessoas que querem emagrecer rapidamente e cortam o carboidrato da dieta de forma radical, devem lembrar que o consumo deste nutriente é muito importante antes e depois do exercício.
Quanto a proteína, a sua recomendação para adultos é de 10 a 35% da alimentação diária. É preciso consumir na quantidade certa. Somente em alguns casos se faz necessário aumentar o consumo, mas isso deve ser analisado pelo nutricionista.
O uso de suplementos deve ser somente sob prescrição médica ou nutricional, pois somente em casos específicos é necessária a suplementação. Ao contrário do que muitas pessoas fazem, consomem suplementos protéicos por conta própria em busca do aumento rápido de massa muscular, podendo dessa forma comprometer os rins e o fígado, pois a  ingestão inadequada de proteína causa uma sobrecarga nesses órgãos. Lembrando também que o excesso de alguns suplementos pode contribuir para o aparecimento de uma gordura localizada indesejada.
Quanto aos lipídeos, se faz necessária a ingestão também desse grupo de macronutrientes, porque tem função energética e é através deles que conseguimos obter as vitaminas lipossolúveis, A,D, E e K . Sua ingestão deve estar em torno de 20-35% da alimentação diária.

Uma dica importante é não ingerir alimentos ricos em lipídeos e proteínas antes da atividade física, por terem a digestão mais lenta, podendo trazer desconforto gástrico.
A água, nunca esqueça de que a hidratação é muito importante para um bom desempenho físico, mantenha a hidratação ingerindo água sempre antes, durando e após o exercício físico.
Aqui já lembramos da importância dos macronutrientes (carboidrato, proteínas e lipídeos) e da água, não devemos esquecer dos micronutrientes, que são as vitaminas e os minerais que devem completar as necessidades do indivíduo de acordo com as DRIs (Ingestões dietéticas de referência). Não só para quem pratica atividade física, mas para todos, é essencial uma alimentação adequada, consumindo todos os grupos alimentares: cereais, leguminosas, verduras, frutas, carnes, leite e derivados facilmente você atinge essas recomendações e terá o que você precisa para um bom desempenho nos exercícios e uma boa saúde.
Pessoas que desejam reduzir peso ou para aqueles que desejam manter a saúde e um corpo bonito precisam seguir uma alimentação equilibrada e praticar atividade física regularmente. 

Um plano alimentar equilibrado fornece os nutrientes necessários para o bom desempenho durante os exercícios e também para definição do corpo, porém, estar adequado com as suas necessidades é o mais importante.

Consulte um nutricionista para que um plano alimentar seja calculado e montado de acordo com as suas características e necessidades.