terça-feira, 24 de maio de 2011

Hoje é dia do café! Conheça seus benefícios!!


Hoje é o dia nacional do café! Para quem gosta de tomar café e para quem não dispensa um bom cafezinho assim como eu, saiba que o café, consumido moderadamente, traz muitos benefícios à saúde.

Destaque Nutricional: A composição do Café é bastante complexa. Ele contém elementos energéticos, alguns sais minerais , vitaminas e alcalóides, como a cafeína. Porém, com a torrefação toda sua riqueza nutritiva se perde. Em compensação a cafeína se concentra, aumentando suas propriedades estimulantes.

O café traz muitos benefícios, como por exemplo, diminui as chances de desenvolver ou desencadear doenças como a Depressão, Mal de Parkinson, Diabetes, câncer de cólon, cálculos biliares, doenças cardíacas entre muitas outras.

Estudos realizados apontam que o cafezinho está associado a um menor risco do desenvolvimento de diabetes tipo 2, pois o café contém antioxidantes que ajudam a controlar o dano causado às células que contribuem para o desenvolvimento da doença. Esses mesmos antioxidantes também ajudam a retardar o envelhecimento.

"A revista médica norte-americana Neurology indicou que a cafeína pode, ainda, retardar a deterioração mental em idosas. O efeito foi observado em mulheres com mais de 65 anos que consumiam mais de três xícaras de café por dia. A substância não teve o mesmo resultado nos homens. Os efeitos benéficos da bebida sobre a memória de portadores de doenças degenerativas ocorre porque a cafeína age no sistema nervoso central como um estímulo", diz o ortopedista.

O café é contra-indicado apenas para quem já tem determinados problemas de saúde, como gastrite e hipertensão. A ingestão de café está associada a sintomas gastrintestinais, como dispepsia e refluxo. Isto porque aumenta a secreção ácida no estômago e sensibiliza a mucosa. Além disso, o café tem ação inibitória sobre a absorção de ferro não heme: a ingestão simultânea ou posterior à refeição reduz em 40% a absorção do nutriente. E pessoas com uma baixa ingestão de cálcio também devem reduzir o consumo, porque  a cafeína pode interferir na absorção do cálcio. Tal efeito pode ser contrabalançado pelo aumento do consumo de cálcio.

A infusão de café não contém gorduras e quando preparado sem açúcar, não contém calorias. A composição química do grão de café inclui pequenas quantidades de minerais, como potássio, magnésio, cálcio, sódio, ferro, zinco e cobre, aminoácidos e açúcares (glicose, frutose, galactose, maltose e polissacarídeos).
"No momento, colocado na balança, o impacto positivo do café parece superar os eventuais impactos negativos, o que nos anima a continuar saboreando a bebida", diz Ravaglia (presidente do Instituto de Ortopedia e Saúde e membro do corpo clínico externo do Hospital Albert Einstein e do Hospital Alemão Oswaldo Cruz). Mas ele avisa que o número máximo deve ser de seis xícaras por dia, para não ocorrer saturação de cafeína. "E o café feito em casa deve ser ingerido até 15 minutos depois de coado, senão a bebida oxida).
Que tal um cafezinho? Lembre- se de consumir moderadamente! Vale ressaltar que o consumo excessivo de cafeína pode causar irritabilidade, dores de cabeça, insônia e palpitações do coração.

Fonte: Revista cafeicultura-2/08; Nutrição em foco.