terça-feira, 10 de maio de 2011

Estudos revelam relação entre sono e obesidade!


Diversos estudos indicam que os indivíduos que dormem menos têm uma maior possibilidade de se tornarem obesos e que o encurtamento do sono aumenta o apetite e a fome. Isto pode estar associado à maior ingestão calórica e ao desencadeamento da obesidade.
A redução do tempo de dormir tornou-se um hábito comum na atualidade, guiado pelas exigências e oportunidades da sociedade moderna. Quem dorme menos de 6 horas por noite, ou mais de 9, são pessoas susceptíveis à obesidade, de acordo com um novo estudo americano. Isso acontece porque é neste período do SONO que sintetizamos várias proteínas importantes, tais como o cortisol e a melatonina.

No período do sono temos uma diminuição natural do hormônio CORTISOL, hormônio produzido pela supra-renal, que à meia noite fica quase indetectável no sangue, então o ideal é que à noite ocorra o declínio dos níveis deste hormônio. Os estudos mostram que alterações no ritmo circadiano (período de 24hs sob o qual se baseia todo ciclo biológico do corpo humano) influenciam aspectos relacionados ao equilíbrio das funções do corpo, como o controle da glicemia, a liberação dos hormônios responsáveis pela fome e saciedade e o controle do peso.

O excesso de cortisol (ou, mantê-lo elevado quando deveria estar baixo, como no sono) leva a uma diminuição de nossas defesas, aumenta a fome, deixa-nos suscetíveis a viroses e outras doenças. O sono deve ser completo, sem interrupções, de 6 a 8 horas, de preferência num ambiente totalmente escuro para que outro hormônio funcione direito, a MELATONINA.

Outros dois hormônios também estão relacionados com o aumento do peso; os estudos observaram que a redução do tempo total de sono está associada a dois comportamentos endócrinos paralelos capazes de alterar significativamente a ingestão alimentar: a diminuição do hormônio leptina e o aumento do hormônio grelina, resultando, assim, no aumento da fome e da ingestão alimentar

Pessoas que não dormem o suficiente, o organismo começa a interpretar que estaria com fome e precisando de mais energia, assim começa a reduzir a queima de calorias. Dessa forma, um padrão adequado de sono torna-se fundamental para o controle da massa corporal. Então, comece a observar a qualidade do seu sono, ele é indispensável para o controle do peso.

 Efeitos da diminuição das horas de sono:
Substância

Efeito
↓Melatonina
> fome noturna
↓Leptina
> Impulso da fome
↑Cortisol
> Stress
↓Grelina
> Ingestãoalimentar


 Fonte: Associação Brasileira de nutrição esportiva.

Um comentário: